sexta-feira, setembro 29, 2006

ESTAMOS EM LAGUNA--S.C.

Fomos conhecer o farol de Santa Marta, que é desativado, e pertence a nossa marinha.Os visitantes não podem adentrar.Mas lá de cima, pois ele fica num morro muito alto, vê-se o mar que some de vista..Há painéis enormes, plastificados, para o tempo não estragar, explicando tudo sobre o farol.Infelizmente, não me lembro mais a altura do morro, e nem sequer do próprio farol que á altíssimo. Dizem que é o segundo no mundo, em abrangência ,pois alcança, cincoenta quilômetros de distãncia em qualquer direção. Carros, não podem subir o morro.Subimos por um caminho mais fácil, e descemos por outro complicado,mas apesar dos meus setenta e oito anos e as caipirinhas, fui tranquila.Tiramos fotos,,ao subirmos, vimos a nossa direita, uma baleia, que pouco se mostrou....A gente fica imaginando, como eram transportados os materiais para a construção do farol.Que técnica usaram???Na época, era mata fechada...Estando lá em cima,do lado esquerdo, vê-se um cemitério.dá-se a impressão que está na beira do mar, mas claro que não, é que estamos muito alto...Ao descermos, fomos saborear um camarão, que é pescado na hora, com direito a casquinha de siri,caipirinha.....valeu.

quarta-feira, setembro 27, 2006

Serra do Rio do Rastro

Continuando com a viagem ao sul,depois de rodarmos mais de 200 kms em estrada de terra,chegamos no alto da serra.paramos ali, onde tem quiosques, e vendem de tudo..Até pinhão cozido e quentinho.É claro que compramos e saboreamos. A Cecília estava com uma grande gripe, e como ventava muito ali, nem saiu do carro.O carro, estava irreconhecível, todo barreado..De onde estávamos, via se a tal Serra do Rio do Rastro.Que coisa linda, uma estrada serpenteando as montanhas. Víamos carros e caminhões, e tinhamos impressão que eram de brinquedo,pois essa serra tem catorze quilômetros de extensão.Olhando de cima, parece que os carros vão cair no precipício. Há uma curva perto da outra, impressionante!!!Que engenharia espetacular.Ela ainda está no RS,chegando lá em baixo, já é S Catarina, .Tubarão ficou a nossa direita, e seguimos para Laguna, cidade história do Brasil... depois escreverei mais...Tiramos fotos nesse lugar, e ficaram lindas ,a estrada por entre as montanhas, parece uma enorme cobra ziguezagueando.Se algum de vocês for para o Sul, não deixe de conhecer essa serra.O meu filho e minha nora,que estavam comigo, já passaram mais de uma vez de moto por esse lugar,e o meu sobrinho ,o Marcos, também fez essa rota com o Carlos ( meu filho ).Aliás, os dois no ano de 2000 em janeiro tiveram a ousadia de irem para o USHUAIA, de moto.Ficaram viajando um mês...Viajaram, mais de seis mil quilômetros.São motoqueiros, já foram para a Argentina,Porto Seguro, Norte, indo até os afamados Lençois maranhenses.aliás, nesse lugar, o Marcos foi com colegas ,o Carlos não....

sexta-feira, setembro 22, 2006

O VALE DOS VINHEDOS

Anda-se quilômetros de carro, e só se vê parreiras.Pena que não é tempo de uva, já imaginaram que maravilha seria aquilo tudo carregado?Nesses quilômetros percorridos, existem casas cujas famílias cuidam de uva desde três, quatro gerações.Fomos conhecer uma vinícula, a MIOLO, a monitora explicou desde a parreira, cada uma delas, que tipo de vinho que produz Mostrou o maquinário para produzir o vinho, fomos numa sala enorme, que eu calculo de uns 500,metros quadrados, cheia de tonéis de vinho.Eles ficam deitados, a coisa mais linda!!no final da visita, houve degustação e é claro, compramos algumas garrafas para presentear pessoas.O interessante, são as plantações de uma árvore chamada Platinas, que são podadas anualmente, e em volta de todos os parrerais, elas existem ,para servir de escora para os mourões.Tiramos fotos, pois parecia que estávamos na Ilha de Páscoa, pois são troncos de Plátinas, que parecem figuras.Ah, se eu soubesse escanear, para vocês verem que lindo!
Amanhã escreverei mais um pouco....

terça-feira, setembro 19, 2006

Garibaldi.

Estamos passeando por Garibaldi, terra da nossa heroína Anita.Fomos ao museu, e na sua frente, há um tronco de árvore petrificado, de 245 milhões de anos, segundo uma placa ali exposta.Como este mundo é velho!!!!
Depois de termos passado por dezenas de cidades, que já enumerei algumas, ainda passamos por Luzerna,Capinzal,Ouro, (para esta cidade, levamos um carona....) Passamos pela Represa Machadinho, que divide Santa Catarina do Rio Grande do Sul.
Para irmos destino a Serra do Rio do Rastro, pegamos uma estrada de terra e percorremos uns 200 quilômetros.Foi apenas uma aventura, que nos alegrou muito ,o carro, ficou irreconhecível,puro barro, pois choveu, inclusive numa parada para um café, um garoto olhou, e disse ao pai>>> este Eco Sport, fez rali....Nesse caminho, pousamos num lugarejo chamado Bom Jardim da Serra...
Amanhã escrevo mais um pouco, um abraço a quem ler este meu relato.

domingo, setembro 17, 2006

Continuando rumo ao sul.

Passamos umas horas em Canela RS onde fomos ver uma exposição de coisas tocadas a vapor,mas em miniatura.Havia a locomotiva,pedreira, fábrica de papel, coisas incríveis.Só vendo, pois a gente não consegue passar a emoção que se sente.Parecia uma cidade em miniatura.Pena que não sei colocar fotos no blog,pois gostaria de fazê-lo, colocando uma de cada cidade que passamos
Coisa importante, com 78 anos, nunca havia visto neve, e em Bento Gonçalves, vi. Coisa emocionante, meus olhos marejaram, assim como qdo. vi o mar pela primeira vez, como qdo. vi as nuvens parecendo punhados de algodão, qdo. estava acima delas, indo para Curitiba, Ilhéus....é indescritível,foi rápido o nevoeiro, mas deu para umedecer o casaco....
Amanhã escreverei como foi em Gramado a próxima cidade .....Tchau.Beijos.

sábado, setembro 16, 2006

continuando o roteiro da viagem.

Passamos por tantas cidades, algumas que me lembro:Mafra,Bicaré,Fraiburgo,joaçaba.É claro que não vou enumerar todas...,mas em Farroupilha, só entramos, para tomar um café, e para comprar selos.Chegamos em Bento Gonçalves.Pousamos duas noites..Uma cidade de cem mil habitantes.Interessante, que lá há o cemitério dos católicos, e dos evangélicos.Nunca vi uma coisa dessas...Pegamos a "jardineira" que faz um tour de hora e meia, e o próprio motorista vai falando sobre coisas interessantes da cidade.Nos mostrou a casa mais rica da cidade, que é a do dono da ORTOPÉ. indústria de aparelhos ortopédicos..Na cidade existe o Lago Negro,cujas águas parecem escuras, pelo fato do chaõ do lago ser forrado de xaxim.Idéia de um morador antigo de lá, que fez muito pela cidade, e inclusive, ficou uns anos na Alemanha se aperfeiçoando para levar novidades para a cidade.Andamos na Maria Fumaça, que sai de lá e vai até Carlos Barbosa, e apresentam showa nos vagões, onde tiram pessoas para dançar,tocam e cantam.é hora e meia de viagem.No começo da viagem há degustação,e no fim, há a apresent~ção de um teatro contando a saga dos italianos ao virem para o Brasil..Lindo e emocionante.Vou parar para vocês não se cansarem de ler. Tchau.

sexta-feira, setembro 15, 2006

Partindo para o Sul

  1. Fomos direto para Videira, onde estava marcado um almoço com direito a salmão e tudo o mais,,no Country Clube oferecido pela Anita, uma senhora com a qual me correspondo desde 92.Coloquei um anúncio no Fórum dos leitores do Estadão,e daí começamos a nos corresponder por carta.Foi ótimo o encontro, depois nos levou para seu apartamento,nos mostrou coisas importantes de sua cidade, que é dividida por um rio.Nos emocionamos muito,ao nos conhecer e ao nos despedir.Muito gentil, me deu presente,assim como à minha nora e mandou um para minha filha.Essa senhora foi escrivã e seu marido, juiz de paz,durante muitos anos em Videira, onde se aposentaram.Seguimos viagem e depois de passarmos por diversas cidades, fomos em Trezetílias,onde passamos a noite.Seria já dia 3-9.Essa cidade, foi fundada em 1933 por austríacos,e tem até consulado da Áustria lá.!o que é de adimirar, pois só há 43 mil habitantes.Casas tipo europeu, todas com muitas flores,principalmente floreiras nas janelas.Vimos muito artesanato,museus,cidade muito limpa.Assistimos show com dança típica australiana,lindo Restaurantes também com comida típica.

quinta-feira, setembro 14, 2006

DIÁRIO DE UMA VIAGEM INESQUECÍVEL.

Bom dia, ou noite.dia 31 fui para Curitiba,sozinha, dirigindo, pois adoro fazer isso.houve congestionamento, e levei sete horas para chegar.Estava chovendo e encontro dificuldades, assim como dirigir de noite,mas tudo bem.Passei o resto de dia na casa de minha filha Elza,colocamos as fofocas em dia,olhamos muitas fotos de Londres, no computador,que meu neto tirou lá, onde estava morando.Comemos coisas gostosas, e a meia noite fomos "nanar ", pois no dia seguinte, eu viajaria para o sul, em companhia do filho Carlos, e da nora Cecília, desta vez, no eco sport deles.
Todos os dias, vou escrever um pouco,tchau.