domingo, maio 31, 2009

VIAGEM A ÁGUAS DE SÃO PEDRO.



Parece mentira que ando tão frouxa.! Desde janeiro que não escrevo....
Mas vou contar um pouco sobre a última viagem.Fui com minha irmã, para Águas de São Pedro, uma cidade de dois mil habitantes ! Que gracinha de cidade, gente receptiva,alegre, pessoas que cumprimentam a gente....Não vimos muros altos, e os que existem, são de plantas, as tais cercas vivas...Não tem pedintes, não há cães abandonados pelas ruas, só vimos uns três,e que por sinal, bem tratados,pois pessoas de restaurantes, têm o lugar e a vasilha para tratá-los...
Uma coisa que me chamou a atenção, não vi pessoas negras.! Estranhei, pois já fui em tantos lugares, e nunca aconteceu isso !!!
Ficamos na colônia de férias dos professores..Valeu, além de ser barata a diária, há fartura no café da manhã.Entre dezoito e dezenove horas, há uma sopa, com farta quantidade de torradas, queijo ralado, e ainda a sobremesa. Depois das vinte e uma horas, há o chá, com pães, bolo, bolacha, etc..
Na cidade, há uma fonte luminosa, que a partir das dezesseis horas, funciona em intervalos de vinte minutos, mais ou menos..Nesse lugar, há um tipo de monumento, ( não sei o nome ).São três troncos enormes,fincados no chão, e ficam transversais.Incrivel,como conseguiram fazer isso...Quando comentamos sobre o meio ambiente, pois árvores foram derrubadas, para aproveitarem os troncos...Responderam que é o progresso, pois áreas são desvastadas, para se colocar uma indústria, escolas, hotéis....
Fomos conhecer a casa de São Tiago de Compostela...é um bosque muito lindo, com muitos pássaros, bichos, flores, fontes com pequenas cascatas...e tem a estátua do santo e a de São Francisco de Assis..Do lado oposto,há uma área muito grande, mata fechada, da família Moura Andrade,cujo membro da família, fundou a cidade...Na entrada da propriedade, há uns troncos ,formando um portão grande, e um social, muito lindo e fomos lá para tirar fotos, pois havámos passado de trenzinho, e nos apaixonamos....Ficamos em dúvida, se eram troncos mesmo ou cimento armado. Conversando com uma pessoa,,contou que é feito de cimento,e que o moço que construiu aquilo há anos, tinha uma namorada,e ele trabalhava com tanto amor, e o plano dos dois, era se casar, ao terminar a obra. Mas a moça deu o fora nele, e ele não se conformou e no dia que terminou, se suicidou.....A pessoa que nos contou, é morador antigo.Eu não sei se é verdade, ou mito....Mas ela falou que conheceu o casal..Falou o apelido do rapaz, mas infelizmente não me recordo. Mas é uma perfeição tão grande, a pintura, as veias, parece troncos mesmo.. Na década de cinquenta, eu votei diversas vezes no ÁURO DE MOURA ANDRADE, era político e jamais imaginei que um dia iria conhecer por fora, a grande propriedade da família.....
Há mansões enormes e ricas de veraneio.Muito amplas..Apesar da cidade ser pequena, há balneário, pois as águas são sulfurosas....as pessoas, moradoras e mesmo turistas,vão buscar água na bica.. sabem que nessa cidade não há cemitério?? os defuntos vão para a cidade de São Pedro...
Distante de lá, há a cidade de São Pedro.São só sete quilômetros.Fomos duas vezes, fazer o que toda mulher gosta >> COMPRAS....Há lojas de atacado de cama, mesa, banho, cortinas......No caminho, há um boi de cimento, adi parei o carro e tiramos fotos com ele.....Adivinha onde coloquei a mão para a foto.......No chifre....Em compensação,minha irmã ficou de um jeito, que sua mão parecia pegar noutra coisa.... então falei para ela mudar de posição.. kkkkk...
No dia dez, dia das mães, o meu sobrinho ( filho da irmã que estava comigo ) me ligou daqui, pedindo para que fôssemos para Piracicaba ( trinta kms de distância ) e que saíssimos as onze e meia e ele sairia depois daqui.Falou para irmos nas margens do Rio Piracicaba, na área dos restaurantes..Nos encontramos , ele, sua esposa, dois filhos, e a sogra. Almoçamos às margens do rio, e comemos o prato mais afamado da cidade, PEIXE DE ÁGUA DOCE....Andamos num barco que tem a lotação só de vinte pessoas. Mais tarde, fomos juntos até o local, onde ele seguiu á direita rumo a São Paulo, e nós, voltamos para Águas...
Tudo valeu a pena...Apanhei para chegar lá, perguntei umas três vezes como fazer....O jeito, é instalar um gps........Minha mana a WEIDA , já falou que a próxima colônia que iremos, é àguas de Lindóia, que também não conhecemos...Mas antes disso, devo ir para Lambari,pois em todo mês de fevereiro e julho, vou prá lá....
Ufa !!!! enjoaram de ler ? A única arte que fiz, foi ficar do lado de fora, e me esconder atrás da cortina do nosso quarto,e esperar a Weida sair do banheiro, e no momento que chegava perto da janela, dei um grito e abri a cortina.. Coitada, xingou a nossa mãe......
Tchau, espero ter ânimo, para sempre escrever aqui..Histórias, não faltam.

2 comentários:

Cecilia disse...

Sabe minha Fofinha ja falei muitas vezes de minha admiração por vc, e não me engano. Sua narrativa deste belo passeio estava séria, mas no final o susto que vc deu na Weida ha essa era realmente sua história!!!
Esses momentos ficam para sempre.
Amo vc.
Beijão.

cirlei disse...

Por puro acaso encontrei seu blog...temos algumas afinidades...vou sempre no CPP,gosto de viajar...e tenho uma filha chamada INAIE! Qdo tiver tempo acesse o blog dela www.inaier.blogspot.com
Estou indo amanhã p PORTO Seguro e qdo eu voltar vou lhe escrever contando minhas peripécias!!!Inté!