sexta-feira, dezembro 01, 2006

COQUEIROS

A minha meninice, foi cheia de aventuras!!!coisa boa ! Como sempre, eu companheirona de papai...Acho que em 1940, o papai todo final de semana, ia na mata fechada derrubar coqueiros....Hoje, é proibido,mas assim mesmo os caiçaras o fazem ,e toda a vez que vou para o litoral, acabo comprando palmito deles...
Com certeza, há pessoas que lerão esta minha história, mas não têm idéia, que o palmito branquelo, que comem ,é retirado de um coqueiro que levou anos para formá-lo.Hoje já existem plantações de palmeiras,não tenho certeza, mas chamam-se POPUNHAS, (não tem no dicionário ) e nelas existem os palmitos, que são mais gostosos que os dos coqueiros.Aqui em São Paulo, só tem no mercado central e é 20 reais...mas vale a pena.
As pessoas estão acostumadas comprar o palmito em vidros,mas quando a gente faz em casa,é refogado com todos os temperos, e ele fica escurinho.
Voltando ao assunto da derrubada,o papai geralmente, derrubava uns oito coqueiros!!que horror.!Mas, era uma das misturas que havia por lá..Interessante, que ele me falava, que o coqueiro que dava coquinhos miúdos, o palmito era doce, e os que davam um coquinho ovalado, maior,era amargo.Como a mamãe não gostava do amargo, e nem nós as crianças, ele levava só um.Geralmente, levava dois a mais dos doces,para as vizinhas...Tempo bom.
O papai usava machado, não havia a famigerada moto serra.Sabia para que lado o coqueiro teria que tombar..Cortava o seu tronco,,mais ou menos 3/4 do diâmetro,para depois cortar do outro lado, então, o coqueiro cairia ,onde o corte era mais profundo...Ai, meu Deus, só vendo para entender.....Quando o coqueiro de mais de dez metros de altura, estava caído, então,era aquele trabalhão. Cortar todas as folhas, para tirar o palmito.É uma peça de uns 40 centímetros de comprimento.Nele há camadas de casca.Vai tirando uma por uma,até que fique aquele miolo que é mole..Entre uma casca e outra, há um tipo de broto, que o papai chamava de " língua ""então minha alegria, era comê-las....Só quem já fez essas coisas, para entender...Mas era legal, ver o papai pegar um saco de estopa, para carregar os palmitos, e o machado....Para mim ,era festa.E sempre, andando quilômetros a pé.......Para maiores informações, é só deixar a pergunta no comentário......rsrsrsrs

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi vó, a sra. esqueceu de contar que em uma dessas vezes que estava cortando palmito, deu um grito e seu pai pensou que o coqueiro tinha caído em cima de você....

Anônimo disse...

Que danada você hem! Mas tudo não passa de brincadeiras de infância, mas fiquei surpreendida com a delicadesa, a compreenção e o carinho com que seu Pai viu esta travessura sua. Que Paizão! Quanto a urtiga ele te socorreu imediatamente um Pai amoroso, carinhoso e realmente dedicado. Ah minha fofinha quantas recordações boas, você deve sentir muita saudades deste Pai tão especial.