sexta-feira, dezembro 22, 2006

MORANDO COM OS TIOS.

Como em Parapuã naõ havia 3º e 4º anos eu fui morar na casa de meus tios. Era num sítio,mas havia escola.Na casa havia o titio Bertholdo, irmão de papai casado com a Luiza e dois filhos, o Helmut e o Ermildo. Eu tinha doze anos.Não me lembro bem, mas a diferença de idade, era de uns sete e cinco anos respectivamente. A mania da gente, é dizer que sofreu,porque morou na casa dos outros...mas eu sofri . Tinha que dar banho no primo menor, passar roupas pequenas, com ferro de brasa,carregava água numa lata com alça, acho que naquele tempo, não havia balde...Era uma subida de uns cem metros mais ou menos, mas o pior, é que havia um bode chamado Benjamim,que corria atrás da gente.pois o caminho ,era um pasto ,quintal, onde havia galos, galinhas, patos,cabritas.Quando o bode corria atrás de mim,muitas vezes joguei a lata no chão,para subir num tronco, ou em qualquer coisa, pois ele tinha uns chifres enormes..A minha obrigação além de tudo isso e ir na escola, era separar os bezerros das mães Eles passavam a noite sem elas . Tem que ser assim,senão ficam mamando e não junta leite.Outra coisa, quando titio ia fazer compras em Avencas, a cidade mais próxima, do sitio, e que era distrito de Marília, eu tinha que ir junto.Ele tinha um caminhãozinho, que chamavam de Pé de Bode, Pensam que eu ia na boléia??Não, ia na carroceria e minha obrigação era abrir as porteiras que entre ida e volta, eram sete..Um dia ele não prestou atenção e se mandou e eu sai correndo,,gritando e chorando,atrás dele..Depois de uns quinhentos metros, ele escutou e parou...ainda levei bronca, pois deveria ser mais esperta...Quando eu ia separar os bezerros,o titio colocava sela na égua chamada Boneca, punha pelego,tudo arrumadinho, eu montava. Eu adorava fazer isso...Ele falava>>EVANIR, se você perceber que tem uma vaca no cio, e o touro estiver perto dela, desvia,mas adivinha???Outro dia conto mais um pedaço das minhas aventuras....Como é bom recordar..Doze anos para setenta e oito que tenho agora, é uma diferença de mais de meio século !!! sessenta e seis anos.... Tchau....Vocês já notaram que não faço parágrafo??Não sou um bom exemplo para estudantes, mas no computador, não sei....

3 comentários:

Anônimo disse...

Ué vó, eu dei uma olhada nos outros tópicos e a maioria deles tinha parágrafo... foi nesse q a sra. não colocou, mas o q importa é a história.

Anônimo disse...

Ah Evanir que vida sofrida né, além de ficar sem seu pai por perto que tanto você amava, ainda encarregada de tantos afazeres, mas é isso mesmo amiga fofinha do meu coração, antes eram criados grandes homens e grandes mulheres, não é que nem hoje que o desrespeito entre filhos e pais e vice-versa é natural, entre tios então ninguém respeita mais as vezes nem chamam de tio. Mas suas histórias tem um pouco de tudo e eu quero saber sempre mais. Beijos da amiga que te ama muito de coração.

Anônimo disse...

Olá querida depois de tanto tempo sem o computador ta na hora de começar escrever de novo as histórias de sua vida, passada e presente, te amo minha amiga fofinha do coração, espero anciosa por estas histórias que me encinam tanto da vida, me alegro, choro ora de tristeza ora de alegria ora de emoção. Um beijão.