sexta-feira, novembro 03, 2006

ALGUMAS LEMBRANÇAS

Não me lembro onde morávamos, mas era num sitio, pois o papai era administrador, era perto de uma cidade chamada Pindorama,onde meu irmão Mirthô nasceu em 1929.
Será que quem está lendo este texto sabe que as vacas,( bois também....uai...) comem coquinhos?Então nesse sítio, no pasto havia coqueiros..Para quem não sabe, é deles que se extrai o palmito, hoje proibido. Atualmente, existem fazendas com plantação de POPUNHA,que dá um palmito delicioso..No mercado central daqui da capital, vende-se dele .É bem mais gostoso que o comum. Pois bem.Sabe o que fazíamos, a mamãe , eu e o Mirthô ?Íamos no pasto, procurar coquinhos, pois o gado soltava-os no cocô...limpinhos !!!! Ficávamos apostando quem achava mais...Quanto mais longe tinha o monte de cocô, mais gostávamos, era uma aventura...Adivinha o que era feito com eles? A mamãe colocava-os numa bacia com água, e os lavava, depois quebrava-os um a um, para fazer cocada!!!!Naquele tempo, a gente nem sabia o que era liquidificador,para moê-los, então ela fazia uma calda bem grossa de açúcar com eles ,e para nós era uma festa. Coisa de pobre como diriam alguns..
Nesse mesmo lugar, havia um rio ,calculo que teria no máximo cinco metros de largura, uma água limpinha,e para irmos do outro lado, sempre com mamãe, passávamos por cima de uma tora.Deveria ser o tronco de uma árvore, claro.As vezes, mamãe agachava, e pegava água com uma caneca verde de ágata!!E nós bebíamos, era fresquinha..Lembro me que a caneca era verde.Que saudades, e hoje, fico pensando da coragem de nós crianças, atravessar sobre um tronco redondo, com certeza, porque confiávamos na mamãe,que nos incentivava a irmos do outro lado. Essa travessia, acontecia esporádicamente.....saudades,quantas saudades,dos tempos que já lá vão,minha vida de criança, minhas bolhas de sabão...
Aguardem, escreverei mais....Beijos.

Um comentário:

fmaatz disse...

To sempre acompanhando, vó.
manda brasa...
vou por teu blogue no meu orkut, tá?
beijos