quarta-feira, novembro 01, 2006

DESOBEDIÊNCIA...

Morávamos num lugar chamado Córrego do Uru, onde também papai era maquinista e benificiava café,era empregado.Vivíamos os cinco::papai,mamãe,eu,Mirthô e o caçulinha, Wilson Carlos Me lembro que nós três tivemos sarampo, a casa em que morávamos era de chão,(haverá gente que vai ler isto, e não sabe, o que é piso de chão...)Era crendice popular, mas coincidentemente, aconteceu..Diziam que quando um cachorro fizesse buraco, cavoucasse, debaixo duma cama, a pessoa que dormia nela, morreria. Infelizmente, foi o que aconteceu com o nosso irmãozinho. O sarampo complicou com desinteria, (que hoje talvez é a tal da desidratação..) e não aguentou. Me lembro que mamãe vivia chorando, mas nós éramos crianças, e não sofríamos..
Junto da máquina de beneficiar, havia um grande galpão, e era coberto de zinco e o papai sempre nos aconselhava para não subirmos lá, pois além de cair, fazia muito barulho nas folhas, e o patrão poderia chamar sua atenção Eu sempre danada, um dia estava lá em cima, pulando fazendo a maior zoeira e papai foi lá, me pegou de surpresa, já com a cinta dobrada, na mão, mas escapou a ponta onde havia a fivela, acertou no meu pé,e sangrou..Claro,dai ele ficou preocupado.Fui prá casa, e outra bronca da mamãe,SEMPRE APRONTANDO,NÉ,FILINHA???
Já contei da tulha, que eu era inocente, e neste caso, fui desobediente, mas não quero que pensem que papai era carrasco, naquele tempo, era assim que se ensinava os filhos...
A cada dia, vou colocando alguma coisa,do meu tempo de criança....O apelido do Mirthô até hoje é Nenê e o meu, continua Filinha......Mamãe se chamava Elza, e papai Eleuthério. Tchau.

Nenhum comentário: