sexta-feira, outubro 20, 2006

RECORDANDO....

Quando nós, meu irmão e eu eramos pequenos, nossos pais lutavam com dificuldades, e nossos ´brinquedos, eram muito simples...Mas papai era muito inteligente e certa vez, fez uma bicicleta de madeira.Acreditem !!! com rodas, claro,guidom,,mas ela não subia, então meu irmão Mirthô,que é catorze meses mais novo ,, e eu, subíamos uma ladeira,e lá do alto, desciamos nos equilibrando na tal bicicleta..Era uma verdadeira aventura..O papai então, sorria ao nos ver alegres..Outro brinquedo que nos fez.Um bilboquê, mas em vez de ser bola, era um quadrado,((não sei se sabem o que é caibro)) ,pois bem cortou um pedaço quadrado dessa madeira , e em cada lado, colocou um furo, então, dificilmente a gente errava...Como sabem o bilboquê, só tem um, não é?? Bola, era de meia....só que como não havia muitas, a mamãe, fazia uma trouxinha de trapos, e depois que ia formando a bola com meias...boneca era de pano...Pegávamos buchas verdes, no pé ,quando já estavam mais ou menos com quinze centímetros, deixávamos um pedacinho do cabo para ficar como rabo, e pegámos gravetos, colocávamos como se fossem as pernas, e dois menores, como chifres...e as vaquinhas estavam prontas...Na páscoa???? mamãe cozinhava ovos de galinha, fazia caretinha ,nem me lembro o que usava, pois naquele tempo não havia BIC....escondia-os, e íamos procurar com aquela euforia....ovo de chocolate,naquelas bandas, não havia,penso que só em cidades grandes....Mas depois comíamos e era tão gostoso......O que valia mesmo, é que mamãe preparava.....
Enfim, tivemos uma infância maravilhosa,brincávamos na terra,andávamos descalços,mas estamos aqui, eu com setenta e oito e meu mano que mora em Jundiai,com setenta e sete..
Mas o que me fez escrever essa história, é que nesse passeio que fizemos, no dia 7 de setembro,na cidade de Nova Petrópolis houve a parada. e havia um bloco, em que um senhor estava andando numa bicicleta de madeira, e para nossa alegria, a Cecília tirou foto e ele está olhando para ela..Me emocionei ao ver em pleno século vinte e um,uma BICICLETA DE MADEIRA ....Obrigada por ler, tá????

Um comentário:

Anônimo disse...

É c/se diz recordar é viver.
Essas histórias são boas e quem
quiser pode fazer os brinquedos
p/os filhos o netos.
Valeu